Sexta-feira, 29 de julho de 2016
Cadastre-se
VTEM newsroll
VTEM newsroll
VTEM newsroll
VTEM newsroll
VTEM newsroll
Seg, 16 de Julho de 2012 23:35

Adaptações possíveis para Jeep Willys CJ, F-75 e Rural.

Escrito por Nazareno Batista
Qualifique este item
(8 votos)

Lista de adaptações possíveis para Jeep Willys CJ, F-75 e Rural.

Nazareno willys CJ-5

 Jeep Willys Cj-5, do Nazareno, cheio de adaptações (clique aqui, e confira a ficha técnica)


Modificações de motor. Modificações de câmbio. Modificações de caixa transferência. Modificações de eixo. Modificações de freio. Modificações de suspensão. Se os manuais não trazem os limites de cada um dos seus componentes, fica difícil fazer modificações/adaptações com precissão no Jeep.


São tantas as informações e possibilidades que é impraticável listar tudo que é possível. Além de ser inócuo. O certo seria uma tabela de configuração possível, talvez até graficamente feita pelos próprios fabricantes. Afinal, quando trata-se de combinar motor e câmbio, necessita ser cruzada com resistênca dos eixos. Caso contrário, os eixos viram pó. Mas, fazer adaptações do tipo ainda exigem alterações nos freios. Diante disso tudo, você tem que considerar qual o pneu que vai usar, e voltar avaliando as cargas nos componentes. E, assim vai. Uma coisa puxa a outra, num indescritivel assombramento para todo jipeiro.


Em resumo, você pode determinar o motor e puxar o ajuste de todos os demais componentes, ou verificar se aquele motor que você vai por não quebra os componentes que ficam, já que vai retorcer muita coisa, começando pelo cardan se não estiver equilibrado no novo sistema. E, se você, caro jipeiro, não tem uma visão geral do sistema em funcionamento no seu jeep, vai ficar louco tentando saber se dá ou não dá instalar isso ou aquilo no seu Jeep.


A ideia em fazer uma tabela/lista surge do Jipeiro Presidente do Jeep Clube de Bragança, Nazareno Batista, com o fim de ajudar muitos outros jipeiros que estão entrando no mundo 4x4 esbarrando na pequena oferta de peças na região onde se encontra a viatura. Isso, priorizando aqueles itens mais simples e com menor durabilidade ou rotatividade de trocas por quebra ou desgaste natural.


O problema maior é que os manuais não trazem os limites de projeto para cada componente dos Jeep's fabricados, ai fica muito difícil – para não dizer impossível – para quem não tem noções avançada de mecânica, implementar adaptações eficientes e duráveis. Sendo assim, a Turma do Jeep Clube de Bragança apresenta algumas (possíveis) adaptações a serem implementadas em motores/carros originais.



Veículo

Peça

Origem

Rural

F-75

CJ

Amortecedores

Especiais para off-road;

Traseiros da Ranger 97;

Toyota Bandeirantes;

VW Kombi.

Rural

F-75

CJ

Amortecedores para sustentar capô

Fiat Uno (tampa traseira – mala);

Fiat Palio Weekend (tampa traseira  mala).

Rural

F-75

Ar condicionado

Alfa Romeo (antigo);

Galaxie;

Opala;

Besta.

Rural

F-75

Banco de 3 lugares

Traseiro da S-10;

VW Kombi;

Fox 2007 (adaptado);

Ranger (cabine simples);

Traseiro do Marea;

Traseiro do Golf;

Xsara Picasso (adaptado).

Rural

F-75

CJ

Barras e terminais de direção

MB-608

CJ

Barra estabilizadora

Pampa;

Ranger.

Rural

F-75

CJ

Bobina de ignição

Opala;

Gol Mi.

Rural

F-75

CJ

Bomba de gasolina

Ômega (com motor 3.0)

Rural

F-75

CJ

Bomba de freio

C-10

D-10

D-20

Rural

F-75

CJ

Caixa de fusíveis

VW Kombi

Rural

F-75

CJ

Caixa de marchas no motor original

Caixa Clark do Chevette (adaptado) através de caixa de transferẽncia de Willys;

Caixa Clark da C-10 (adaptado) através de caixa de transferẽncia de Willys.

Rural

F-75

CJ

Caixa de marchas para motor VW AP

Caixa Clark do Chevette (adaptado) através de caixa de transferẽncia de Willys;

Caixa original do Jeep (adaptado com caixa-seca do VW Gol, com suspiro inferior);

Caixa Clark da C-10 (adaptado) através de caixa de transferẽncia de Willys.

Rural

F-75

CJ

Caixa de marchas para motor GM V6 Vortec 4.3

Caixa Clark da C-10 (adaptado) através de caixa de transferẽncia de Willys.

Rural

F-75

CJ

Calços da carroceria

Motor de Chavette;

Motor de Opala;

F-1000;

MB-608.

Rural

F-75

CJ

Coletor do escapamento para o motor VW AP

Pampa.

Rural

F-75

CJ

Coluna de direção

Ômega;

Vectra;

Corcel;

Uno;

Monza;

Corsa;

S-10;

Landau (adaptação).

Rural

F-75

Comando do vidro elétrico

Uno

Rural

F-75

CJ

Comando da sinaleira

Ônibus Mercedez-benz

Rural

F-75

CJ

Direção hidráulica

Santana;

Opala;

C-10;

S-10;

Ranger;

F-1000.

Rural

F-75

CJ

Direção mecânica

VW Gol

Rural

F-75

CJ

Eixo do motor VW AP com caixa original

Metade do eixo é do VW Gol, a outra metade é original do Willys.

CJ

Eixo dianteiro/traseiro

Rural Willys

Rural

F-75

CJ

Eletroventilador

Opala Diplomata;

Corsa;

Gol.

Rural

F-75

CJ

Feixe de molas dianteiro

Traseiro da Bandeirantes (a partir de 1996)

Rural

F-75

CJ

Feixe de molas traseiro

Traseiro da S-10;

Toyota Bandeirantes.

Rural

F-75

CJ

Filtro de ar (à seco)

VW Kombi;

D-20;

VW Fusca 1600;

Pampa;

S-10;

Ranger;

Filtro do VW Fusca com prato do opala.

Rural

F-75

CJ

Freios à disco

Opala;

F-1000 com pinças da S-10;

Berga c/2 pinças, pinça dianteira da VW Kombi;

Landau;

Pinças da S-10 na dianteira e do Monza na traseira (permite freio de mão).

Rural

F-75

CJ

Hidrovácuo

Opala;

D-20;

C-20;

Ranger;

VW Kombi.

Rural

F-75

Maçanetas externas

Opala;

VW Fusca;

Brasília;

F-4000.

Rural

F-75

CJ

Motor

GM V6 Vortec 4.3;

Mercedes-benz OM-314;

MWM 2.8;

Opala 4 cilindros;

Opala 6 cilindros;

Perkins 3.9;

Toyota 14-B;

VW AP 1.8;

VW AP 2.0;

Rural

F-75

CJ

Motor do limpador de parabrisas

Fiat 147;

Gol II;

Chevette;

Brasília;

Uno;

Mercedez 1113-Bosch.

Rural

F-75

CJ

Palhetas do limpador de parabrisas

VW Fusca;

Traseiro do Uno.

Rural

F-75

Para-choque dianteiro

Caminhão Mercedez, com viga em “u” de 7”

Rural

F-75

Para-choque traseiro

S-10;

Silverado.

Rural

F-75

CJ

Pedal do acelerador

Pálio;

Corsa;

Uno;

Ranger.

Rural

F-75

CJ

Pedaleiras suspensas

Opala;

Uno;

Landau;

S-10;

Ranger.

Rural

F-75

CJ

Servo e cilindro de freio

Opala;

D-20;

F-1000;

VW Kombi.

Rural

F-75

CJ

Suspiro do diferencial e caixa

Borracha do pipo (adquirido em farmácia)

F-75

Tanque de combustível

Ford F-1000

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

7 comentários

  • Link o comentário Tiago Godoy Ter, 19 de Fevereiro de 2013 12:23 postado por Tiago Godoy

    Parabens a quem teve a brilhante ideia de fazer essa tabela
    vai me ajudar muito.

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Link o comentário Rodrigo Matta Qui, 07 de Fevereiro de 2013 17:57 postado por Rodrigo Matta

    Boa tarde a todos.
    Estou entrando no mundo dos Jeep, adqueri um ano 1975, e essas informações são fundamentais para que esta iniciando, OBRIGADO.

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Link o comentário victor hugo Qui, 07 de Fevereiro de 2013 02:34 postado por victor hugo

    Estou querendo comprar um cj , e colocar um motor do voyage 1.6 com caixa . será que fica bom?

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Link o comentário ronaldocordeiro Ter, 22 de Janeiro de 2013 13:50 postado por ronaldocordeiro

    ola amigo coloquei motor opala 6cl canbio do opala mas naó anda da para adaptar odiferncial tamben do opala

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Link o comentário acacio Ter, 06 de Novembro de 2012 13:30 postado por acacio

    Estou querendo adaptar no meu cj5 uma coluna de direção do fiat palio completa, sera que da certo? conheces alguém que fez esta adaptação?

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Link o comentário ezequiel mendes Qua, 01 de Agosto de 2012 15:27 postado por ezequiel mendes

    estou comprando um motor do omega 3.0 para por no meu jeep, a caixa de cambio é clark da f1000.
    pode me informar se ja viu algum jeep com esse motor?

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
  • Link o comentário Joaquim Nazareno Melo Batista Seg, 23 de Julho de 2012 23:09 postado por Joaquim Nazareno Melo Batista

    Essas informações são interessantes, além de importantes, por garantir credibilidade nas adaptações. Especialmente, no momento da substituição de peças adaptadas devido a dificuldade de localizar originais no mercado.

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Adicionar comentário


S5 Box

Login



Register

*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.