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Seg, 16 de Julho de 2012 23:35

Adaptações possíveis para Jeep Willys CJ, F-75 e Rural.

Escrito por Nazareno Batista
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(22 votos)

Lista de adaptações possíveis para Jeep Willys CJ, F-75 e Rural.

Nazareno willys CJ-5

 Jeep Willys Cj-5, do Nazareno, cheio de adaptações (clique aqui, e confira a ficha técnica)


Modificações de motor. Modificações de câmbio. Modificações de caixa transferência. Modificações de eixo. Modificações de freio. Modificações de suspensão. Se os manuais não trazem os limites de cada um dos seus componentes, fica difícil fazer modificações/adaptações com precissão no Jeep.


São tantas as informações e possibilidades que é impraticável listar tudo que é possível. Além de ser inócuo. O certo seria uma tabela de configuração possível, talvez até graficamente feita pelos próprios fabricantes. Afinal, quando trata-se de combinar motor e câmbio, necessita ser cruzada com resistênca dos eixos. Caso contrário, os eixos viram pó. Mas, fazer adaptações do tipo ainda exigem alterações nos freios. Diante disso tudo, você tem que considerar qual o pneu que vai usar, e voltar avaliando as cargas nos componentes. E, assim vai. Uma coisa puxa a outra, num indescritivel assombramento para todo jipeiro.


Em resumo, você pode determinar o motor e puxar o ajuste de todos os demais componentes, ou verificar se aquele motor que você vai por não quebra os componentes que ficam, já que vai retorcer muita coisa, começando pelo cardan se não estiver equilibrado no novo sistema. E, se você, caro jipeiro, não tem uma visão geral do sistema em funcionamento no seu jeep, vai ficar louco tentando saber se dá ou não dá instalar isso ou aquilo no seu Jeep.


A ideia em fazer uma tabela/lista surge do Jipeiro Presidente do Jeep Clube de Bragança, Nazareno Batista, com o fim de ajudar muitos outros jipeiros que estão entrando no mundo 4x4 esbarrando na pequena oferta de peças na região onde se encontra a viatura. Isso, priorizando aqueles itens mais simples e com menor durabilidade ou rotatividade de trocas por quebra ou desgaste natural.


O problema maior é que os manuais não trazem os limites de projeto para cada componente dos Jeep's fabricados, ai fica muito difícil – para não dizer impossível – para quem não tem noções avançada de mecânica, implementar adaptações eficientes e duráveis. Sendo assim, a Turma do Jeep Clube de Bragança apresenta algumas (possíveis) adaptações a serem implementadas em motores/carros originais.



Veículo

Peça

Origem

Rural

F-75

CJ

Amortecedores

Especiais para off-road;

Traseiros da Ranger 97;

Toyota Bandeirantes;

VW Kombi.

Rural

F-75

CJ

Amortecedores para sustentar capô

Fiat Uno (tampa traseira – mala);

Fiat Palio Weekend (tampa traseira  mala).

Rural

F-75

Ar condicionado

Alfa Romeo (antigo);

Galaxie;

Opala;

Besta.

Rural

F-75

Banco de 3 lugares

Traseiro da S-10;

VW Kombi;

Fox 2007 (adaptado);

Ranger (cabine simples);

Traseiro do Marea;

Traseiro do Golf;

Xsara Picasso (adaptado).

Rural

F-75

CJ

Barras e terminais de direção

MB-608

CJ

Barra estabilizadora

Pampa;

Ranger.

Rural

F-75

CJ

Bobina de ignição

Opala;

Gol Mi.

Rural

F-75

CJ

Bomba de gasolina

Ômega (com motor 3.0)

Rural

F-75

CJ

Bomba de freio

C-10

D-10

D-20

Rural

F-75

CJ

Caixa de fusíveis

VW Kombi

Rural

F-75

CJ

Caixa de marchas no motor original

Caixa Clark do Chevette (adaptado) através de caixa de transferẽncia de Willys;

Caixa Clark da C-10 (adaptado) através de caixa de transferẽncia de Willys.

Rural

F-75

CJ

Caixa de marchas para motor VW AP

Caixa Clark do Chevette (adaptado) através de caixa de transferẽncia de Willys;

Caixa original do Jeep (adaptado com caixa-seca do VW Gol, com suspiro inferior);

Caixa Clark da C-10 (adaptado) através de caixa de transferẽncia de Willys.

Rural

F-75

CJ

Caixa de marchas para motor GM V6 Vortec 4.3

Caixa Clark da C-10 (adaptado) através de caixa de transferẽncia de Willys.

Rural

F-75

CJ

Calços da carroceria

Motor de Chavette;

Motor de Opala;

F-1000;

MB-608.

Rural

F-75

CJ

Coletor do escapamento para o motor VW AP

Pampa.

Rural

F-75

CJ

Coluna de direção

Ômega;

Vectra;

Corcel;

Uno;

Monza;

Corsa;

S-10;

Landau (adaptação).

Rural

F-75

Comando do vidro elétrico

Uno

Rural

F-75

CJ

Comando da sinaleira

Ônibus Mercedez-benz

Rural

F-75

CJ

Direção hidráulica

Santana;

Opala;

C-10;

S-10;

Ranger;

F-1000.

Rural

F-75

CJ

Direção mecânica

VW Gol

Rural

F-75

CJ

Eixo do motor VW AP com caixa original

Metade do eixo é do VW Gol, a outra metade é original do Willys.

CJ

Eixo dianteiro/traseiro

Rural Willys

Rural

F-75

CJ

Eletroventilador

Opala Diplomata;

Corsa;

Gol.

Rural

F-75

CJ

Feixe de molas dianteiro

Traseiro da Bandeirantes (a partir de 1996)

Rural

F-75

CJ

Feixe de molas traseiro

Traseiro da S-10;

Toyota Bandeirantes.

Rural

F-75

CJ

Filtro de ar (à seco)

VW Kombi;

D-20;

VW Fusca 1600;

Pampa;

S-10;

Ranger;

Filtro do VW Fusca com prato do opala.

Rural

F-75

CJ

Freios à disco

Opala;

F-1000 com pinças da S-10;

Berga c/2 pinças, pinça dianteira da VW Kombi;

Landau;

Pinças da S-10 na dianteira e do Monza na traseira (permite freio de mão).

Rural

F-75

CJ

Hidrovácuo

Opala;

D-20;

C-20;

Ranger;

VW Kombi.

Rural

F-75

Maçanetas externas

Opala;

VW Fusca;

Brasília;

F-4000.

Rural

F-75

CJ

Motor

GM V6 Vortec 4.3;

Mercedes-benz OM-314;

MWM 2.8;

Opala 4 cilindros;

Opala 6 cilindros;

Perkins 3.9;

Toyota 14-B;

VW AP 1.8;

VW AP 2.0;

Rural

F-75

CJ

Motor do limpador de parabrisas

Fiat 147;

Gol II;

Chevette;

Brasília;

Uno;

Mercedez 1113-Bosch.

Rural

F-75

CJ

Palhetas do limpador de parabrisas

VW Fusca;

Traseiro do Uno.

Rural

F-75

Para-choque dianteiro

Caminhão Mercedez, com viga em “u” de 7”

Rural

F-75

Para-choque traseiro

S-10;

Silverado.

Rural

F-75

CJ

Pedal do acelerador

Pálio;

Corsa;

Uno;

Ranger.

Rural

F-75

CJ

Pedaleiras suspensas

Opala;

Uno;

Landau;

S-10;

Ranger.

Rural

F-75

CJ

Servo e cilindro de freio

Opala;

D-20;

F-1000;

VW Kombi.

Rural

F-75

CJ

Suspiro do diferencial e caixa

Borracha do pipo (adquirido em farmácia)

F-75

Tanque de combustível

Ford F-1000

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14 comentários

  • Link o comentário Anderson Seg, 28 de Outubro de 2013 10:45 postado por Anderson

    Bom dia, adquiri uma rural 1965 6 cilindros, mas não tenho certeza se o motor é willys (pois tem alguns componentes ford) ou ford (têm uma mangueira pequena paralela à tampa do cabeçote do lado esquerdo da mangueira do radiador até o 6º cc, que já lí ser uma adaptação da ford para melhor refrigerar o 6º cc). Tenho tido problemas com o distribuidor, que descobri ser da marca bosch, pois já troquei platinado e condençador, o carro fica regulado, mas roda poucos kilometros e pifa. O mecânico diz que a "mesa" do platinado está com folga, e sugeriu trocar o distribuidor pelo eletrônico do opala 6 cc, dá certo? ou tenho como recuperar o bosch? Outra dúvida, qual a melhor adaptação de carburador? Agradeço

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  • Link o comentário Carlos Bragança Junior Qui, 17 de Outubro de 2013 20:31 postado por Carlos Bragança Junior

    Boa Tarde, tenho um Jeep Willys 65, estou querendo adaptar um Direção Hidráulica, gostaria de saber qual das opções fornecida teria que se fazer menor numero de modificações? qual sairia mais em conta? sabe quanto custa em media para ou comprar? e acha que seria possível realizar esta modificação em casa, sozinho? o jogo do meu jeep é curto, acho que é original, tem como modificar o jogo? para ter maior facilidade de manobra?
    Desculpa estar te enchendo de perguntas, mas apesar de já possuir meu jeep a cinco anos, só estou começando a querer mexer com essa parte agora...
    Tenho que fazer vária adaptações ainda, tipo, melhorar o freio (colocar um freio a disco, pelo menos na dianteira), melhorar a suspenção (muito dura), colocar rodas e pneus, pq os meus estão muito ruins...
    abraço e muito obrigado pela atenção...

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  • Link o comentário Junior Sex, 11 de Outubro de 2013 12:25 postado por Junior

    será q da para adaptar cambio automatico numaf75 e dá para por motor de omega 4.1 nela???

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  • Link o comentário wanderley Sex, 04 de Outubro de 2013 18:24 postado por wanderley

    gostaria de saber mais detalhes da adaptaçao do vidro eletrico qual sao as peças ou seria o kit compreto

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  • Link o comentário marcos Ter, 09 de Julho de 2013 23:03 postado por marcos

    como posso adaptar uma caixa e qual a mais adaptavel no motor 4.9 a gasolina da f1000?

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  • Link o comentário ALMIR TEMPORAL Dom, 09 de Junho de 2013 23:49 postado por ALMIR TEMPORAL

    GOSTARIA DE SABER SE E POSSIVEL ADAPTAR UM HIDROVACUO DO GOL QUADRADO NO CJ3

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  • Link o comentário fausto Ter, 26 de Março de 2013 13:16 postado por fausto

    Quero adapitar um motor. 4cl opala na minha f75. Da para fazer a adapitasao no cambio de 3mar.jipp

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  • Link o comentário Tiago Godoy Ter, 19 de Fevereiro de 2013 12:23 postado por Tiago Godoy

    Parabens a quem teve a brilhante ideia de fazer essa tabela
    vai me ajudar muito.

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  • Link o comentário Rodrigo Matta Qui, 07 de Fevereiro de 2013 17:57 postado por Rodrigo Matta

    Boa tarde a todos.
    Estou entrando no mundo dos Jeep, adqueri um ano 1975, e essas informações são fundamentais para que esta iniciando, OBRIGADO.

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  • Link o comentário victor hugo Qui, 07 de Fevereiro de 2013 02:34 postado por victor hugo

    Estou querendo comprar um cj , e colocar um motor do voyage 1.6 com caixa . será que fica bom?

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