Sexta-feira, 31 de outubro de 2014
Cadastre-se
Sáb, 21 de Janeiro de 2012 21:02

Equipamentos indispensáveis na trilha 4x4

Escrito por Revista Planeta off-road
Qualifique este item
(8 votos)


As peças de um "quebra-cabeças" chamado Jeep de trilha.


Assim que se faz a aquisição de um Jeep, a primeira coisa a se fazer é elaborar aquela lista de itens a serem revisados ou trocados, bem como, aquela lista empolgante que contém equipamentos indispensáveis para uso nas trilhas e longas expedições. Então, com o fim de ajudar os jipeiros iniciantes que a turma do Jeep Clube de Bragança destaca em seu site a relação e finalidade de cada um desses instrumentos 4x4. Confira abaixo, a lista:


02

Jeep Toyota Bandeirantes com motor diesel 3.7 MB-314, fazendo uso de snorkell, escapamento prolongado e carregado com cordas, cintas, pá e machado.



04

Jeep Willys CJ-5 com motor gasolina 1.8 VW A.P



Roda Livre: Componente mecânico que libera o contato das rodas dianteiras com o sistema de transmissão reduzindo o desgaste e aumentando a econimia de combustível. Saiba que, existem modelos automáticos e manuais.

Snorkel: Tomada de ar elevada construída com tubos e mangueiras. Serve para proteger a entrada do filtro de ar do motor contra a entrada de água em travessias de rios e alagados.

 


Gaiola: estrutura de metal que assegura a integridade fídica dos ocupantes da "viatura" em casos de capotagem. Este acessório é instalado como elo entre santo-antônio e uma outra estrutura de metal próximo ao parabrisas.



Machado e pá: itens indispensáveis nas trilhas. Afinal, em alguns casos o guincho falha por falta de manutenção ou sobrecarga, e resta à essas duas ferramentas uma solução para os jipeiros atolados.


 


Bloqueio de Diferencial: Com a função de anular o efeito do diferencial permitindo à transmissão enviar o mesmo torque para as duas rodas do eixo. Deve ser usado somente em obstáculos mais radicais quando uma das rodas estiver girando em falso. Pode ser instalado no eixo traseiro - o que é mais comum -, no dianteiro ou em ambos.


 



Cambão/ Tow-bar: Estrutura triangular com engate que é instalada no chassi (ou pára-choque) na frente do veículo. Serve para rebocar o carro sem ter a necessidade de alguém dirigir o veículo rebocado.


03


 

Cintas de Nylon: Dois modelos são utilizados por nós do Jeep Clube de Bragança, o modelo de Ancoragem e o modelo de Reboque. Em média, elas possuem três metros ou dez metros de comprimento. Item importante para se ter dentro do veículo para as operações de salvamento e/ou para ancoragem do veículo na utilização do guincho.


 


Cordas de Polipropileno: Têm a mesma finalidade das cintas de nylon e, geralmente, seguem as medidas e padrões de fabricação. O detalhe é que elas apresentam um coeficiente de elasticidade maior fazendo com que, na hora da operação de reboque, não ocorram os trancos causados pela falta de elasticidade.


 

GPS: Global Position System. Instrumento de navegação via satélite que indica sua posição exata, deslocamento, velocidade, distância percorrida, distância do destino e oferece mapa de deslocamento com trajeto percorrido ou a percorrer.

 

gps


Macaco Hi-Lift: Um dos modelos de macacos mecânicos mais famosos do mundo, devido a sua vasta aplicação. Pode levantar o veículo por todos os lados desde que respeitada a resistência do ponto de apoio onde irá apoiar o Hi-lift. Ainda pode ser usado como guincho manual, arrastando, empurrando obstáculos comuns na prática do fora-de-estrada, como mostra uma das nossas matérias:  clique aqui e confira.

 


Patesca: Roldana muito utilizada para duplicar e/ou guiar a direção do cabo do guincho. Usada em conjunto com o guincho, como mostra uma das nossas matérias, permite que sua força seja duplicada. Item fundamental para se ter associado ao guincho. Fabricada em aço galvanizado.

 


Pontos de Ancoragem: Existem vários modelos no mercado; de Pino, de Manilha, de G Bola, modelo Militar. Todos tem a mesma finalidade: facilitar a operação de resgate, seja para rebocar outro veículo ou para arrastar um obstáculo ou objetos por meio de uma corda ou cabo de aço. Fundamental em todos os veículos fora-de-estrada na dianteira e traseira do mesmo.


 

Prancha (de desatolagem): Acessório, construído em alumínio ou aço, utilizado para transpor atoleiros e areiões formando uma base firme para a passagem. Também é utilizada para montagens de pequenas pontes.


 

Tirfor: Equipamento formado por dois ganchos, um cabo, uma catraca e uma alavanca manual. Serve como substituto do guincho para puxar ou destombar o jipe, retirar obstáculos do caminho, etc.


 

Rádio PX/PY: Os rádios, sejam eles do tipo PX ou PY, garantem um serviço onde premissa é proporcionar comunicações em radiotelefonia em linguagem clara, de interesse geral ou particular; atender a situações de emergência em meio as trilhas e expedições; e transmitir sinais de telecomando para dispositivos elétricos.

rádio PX


Tomada de Força: Usada para se transferir o torque para um equipamento 'externo' como guinchos mecânicos, bombas d'água, implementos agrícolas etc. Fica instalado na caixa de transferência de alguns utilitários.


Guincho Mecânico Para Jeep **com Tomada De Força** Ford


Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

1 comente

  • Link o comentário Ailton Qua, 13 de Março de 2013 14:16 postado por Ailton

    nunca pensei que fosse tanta coisa. mas, pra mim que acabo de comprar um troller t4, essa informação é valiosíssima. quando for fazer um passeio off-road levo alguns desses itens na "mala".

    Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Adicionar comentário


S5 Box

Login



Register

*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.