Sexta-feira, 1 de agosto de 2014
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Dom, 02 de Março de 2014 22:25

Escape projetado para fazer o Jeep render mais nas trilhas

Escrito por Antônio Werismar
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 abafador para jeep

Abafador especial com diâmetro de três polegadas e meia. 

Num upgrade no motor da viatura, o objetivo é o de sempre: abrir o caminho para que o ar entre mais facilmente no propulsor e, consequentemente seja possível injetar mais combustível. A novidade, agora, está em fazer com que a maior quantidade de mistura queimada saia com facilidade do motor do jeep, deixando as câmaras de combustão livres para um novo ciclo de admissão.


Poucos Jipeiros sabem, mas, coletores dimensionados são importantes para garantir a performance de um motor. Em um sistema de “arrancada”, com coletor tubular, catalisadores e abafadores livres, bem como tubos de diâmetro correto e poucas curvas na tubulação, é possível ganhar potência e torque, ainda mais quando há combinação de contrapressão na medida certa (a pressão gerada dentro do escape), propagação de ondas sonoras nos tubos do coletor e velocidade dos gases.


Cabe lembrar, que dificultar a saída fácil de gases, aumentar a resistência do ar com curvas ou a pressão traseira dificultar a descarga para a saída do cilindro, há roubo de energia produzida pelo motor. Se o tubo de escape for muito pequeno, ou o silenciador for muito resistente ao ar, ou houver umas dúzia de curvas, ou até mesmo redução do diâmetro da tubulação ao longo das emendas - a exemplo do Willys CJ-5 do presidente do Jeep Clube de Bragança - pode resultar em pressão traseira. Sistemas de escape de alto desempenho usam tubos de comunicação, grandes escapamentos e silenciadores de fluxo livre para eliminar a pressão traseira. 

escapamento dimensionado para jeep

Outra mudança, caro jipeiro, que também garante bons resultados é o retrabalho do cabeçote e/ou coletor de escape com o aumento do diâmetro, melhorando a eficiência da administração dos gases, já que, tem por finalidade melhorar a remoção dos gases de escape de dentro dos cilindros. Saiba que, durante o ciclo de um motor de quatro tempos, toda a sua potência é gerada no curso de combustão. O combustível utilizado é queimado e expandido durante este curso, gerando a potência do motor. Os outros três cursos do motor apesar de serem necessários, são os "parasitas" da combustão, consumindo uma parte da potência gerada pelo motor. Quando o último curso se inicia (curso de escape), o motor perde potência através do efeito da contrapressão, isso ocorre quando as válvulas de escape se abrem e os pistões encontram resistência na hora de expulsar os gases dos cilindros, pois em um motor de quatro cilindros por exemplo, estes compartilham o mesmo coletor e quando um cilindro ja mandou os gases para a tubulação, estes podem fazer uma contrapressão na hora que um outro cilindro se abre e tenta expulsar os gases também. Aí, cogitar alterar a dimensão do coletor de escape junto das aberturas do cabeçote (como mostram as imagens abaixo) é uma boa alternativa, mas, apenas em lojas especializadas.

 cabecote e coletor modificados 01

cabecote e coletor modificados 02

cabecote e coletor modificados 03

cabecote e coletor modificados 04

cabecote e coletor modificados 06

Agora que os coletores de escapamento dimensionados entram em ação. Eles têm a função de evitar a contrapressão que consome a potência gerada pelos motores. Nos coletores dimensionados, cada cilindro irá possuir o seu próprio tubo de escape. Os tubos se unem em um tubo maior chamado de tubo primário. Além de possuírem um visual mais bonito e agressivo, os tubos obrigatoriamente devem possuir as suas curvas de tal forma que eles tenham o mesmo comprimento, garantindo que os gases cheguem no tubo primário ao mesmo tempo e com isso eliminando o efeito da contrapressão que é o problema nos coletores simples dos carros.

coletor dimensionado para motor AP

Imagens extraídas do google.com

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